Capela Santo Antônio
Localizada na comunidade de Santo Antônio de Castro, a Capela Santo Antônio é um marco histórico de Carlos Barbosa, construída em 1916 com tijolos produzidos no local. O processo de fabricação envolveu a amassamento do barro com os pés, moldagem em formas de madeira e cozimento em pequenas estufas cavadas na terra. Os moradores, na época, realizavam a árdua tarefa de buscar areia a cavalo em Ipiranga, hoje Imigrante. As pedras usadas na escada foram extraídas da pedreira de um membro da comunidade.
Em frente à capela, uma cruz rememora as missões populares de 1907, quando ainda existia uma capela datada de 1886. Essa capela foi tombada como Patrimônio Histórico Municipal em 2003 e celebrou seu centenário em 8 de abril.
A construção da Capela Santo Antônio de Castro foi uma das primeiras a seguir todos os trâmites legais, com terras registradas em nome da Mitra e um projeto aprovado pela Cúria Diocesana. Além disso, sua arquitetura apresenta influências jesuítas, o que a diferencia das demais construções religiosas da região. Seu interior abriga um valioso acervo de santos e ícones religiosos, datados das décadas de 1950 e 1960.
Em 2011, a Fundação de Cultura e Arte (Proarte) restaurou as portas da capela, e atualmente, está em análise uma nova reforma para as janelas. A diretora-presidente da Proarte, Joice Kinzel, mencionou que estão explorando opções financeiras e legais, contando também com a mobilização da comunidade, com a esperança de concluir essa restauração até o final do ano.