Parque da Imigração
Parque da Imigração em Nova Milano, o Berço da Imigração Italiana no RS
Nova Milano, conhecida como o "Berço da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul", é o local onde os primeiros italianos se estabeleceram em 1875. As primeiras famílias a se instalar aqui foram Grippa, Sperafico e Radaelli, e elas são honradas na Praça da Imigração Italiana, que abriga a bela Igreja de Santa Helena da Cruz, construída pelos colonizadores. Seu interior é adornado com afrescos e inclui uma réplica da Madonina Duomo.
A área original onde o povoado se formou ainda está preservada, exibindo diversos edifícios históricos que desempenharam um papel fundamental no desenvolvimento da cidade e da região. O Parque da Imigração, inaugurado em 1975, é um espaço ajardinado com um monumento inspirado nas três primeiras famílias de imigrantes italianos que chegaram a Farroupilha. Além disso, no local, você encontrará a réplica do Leão Alado de São Marcos e placas comemorativas de várias regiões da Itália.
Uma atração especial é a réplica em tamanho real de uma gôndola doada por Veneza, Itália, em comemoração ao centenário da imigração em 1975. A gôndola está localizada na parte central do parque, protegida por vidros, adicionando uma decoração encantadora ao ambiente.
O monumento, com suas formas abstratas, simboliza a conquista da Serra gaúcha pelas três famílias de imigrantes italianos que chegaram em 1875. Essa obra é de Carlos Augusto Tenius, com projeto dos arquitetos Olmiro Pinto Gomes, Vera Maria Becker Lovato e do urbanista Antônio Carlos Oliveira.
No parque, você encontrará 24 bandeiras representando municípios da região de colonização italiana. O Parque Centenário de Nova Milano oferece um açude, acessibilidade com rampas, piso tátil em todo o percurso, um playground para crianças com uma pista para ciclistas, iluminação, bancos de concreto e lixeiras. Em 2016, o parque foi reinaugurado após várias reformas que trouxeram melhorias significativas. Explore essa jóia da história italiana no RS!