Casa da Erva Mate
A Casa Erva Mate, situada em Bento Gonçalves, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil, representa um importante marco na rica tradição da Serra Gaúcha. Esta residência histórica remonta a 1889 e ocupa o local que anteriormente abrigava o moinho Cecconello. Sua estrutura é considerada um notável exemplo de aculturação, conforme indicado em sua documentação.
A erva-mate, uma planta abundantemente encontrada na região, já era apreciada como uma bebida pelos indígenas, também conhecidos como bugres, que a chamavam de Ca-á.
Os imigrantes italianos, ao adotarem o hábito de consumir a erva-mate, também introduziram tecnologias que possibilitaram a produção em larga escala. Assim, foram implementados dispositivos que agilizaram o processo de trituração e secagem das folhas, permitindo maior eficiência e produção em quantidade.
Dentro do próprio moinho, os visitantes têm a oportunidade de presenciar uma demonstração do processo artesanal de produção da erva-mate. Esse processo inclui o uso de "soques" históricos, barras de madeira acionadas pelo moinho de água, que esmagam as folhas. Além disso, os guias explicam aos visitantes o ritual envolvido na preparação do tradicional chimarrão, e os visitantes podem experimentá-lo, se desejarem.
Na loja adjacente, encontrará uma ampla variedade de produtos e itens relacionados à erva-mate. Estes incluem copos feitos com frutos da cuieira (cuia), canudos de metal (bomba), utilizados por todos para consumir o mate, bem como termos em malas de pele com frases, imagens e motivos relacionados à cultura gaúcha, destinados a manter a água quente.