Farroupilha é uma das cidades imperdíveis da Serra Gaúcha, considerada o berço da imigração italiana e a Capital Nacional do Moscatel, ou seja, atrações e sabores são o que não faltam. E quem desja se aventurar por novos roteiros pode aproveitar para conhecer o Festival do Moscatel que ocorre na cidade. O Portal Rota Serra Gaúcha te conta os detalhes.
O objetivo do Festival do Moscatel é promover Farroupilha como a Capital Nacional do Moscatel, título concedido em janeiro de 2019. Farroupilha é o maior produtor brasileiro de uvas da variedade moscato, utilizadas na produção de vinhos finos e espumantes. Além disso, possui a Indicação Geográfica de Procedência para bebidas elaboradas com uvas moscatéis. O evento fortalece o setor vitivinícola local ao aproximar os produtos farroupilhenses dos consumidores.
No dia 11 de novembro, a Vinícola Cave Antiga sediou o primeiro sábado do Festival do Moscatel para dar início às celebrações. A Cave Antiga foi fundada em 1997 e está localizada no 3° Distrito de Farroupilha. O prédio onde está situada foi concluído em 1948 e está em uma região encantadora, que remete à história dos imigrantes italianos.
Neste ano, além da Cave Antiga, as vinícolas Adega Chesini e Vinhos Cappelletti também participarão do festival. Elas abrirão suas portas para que os visitantes possam conhecer suas instalações e, é claro, experimentar seus produtos. A inclusão dessas vinícolas no evento tem como objetivo aumentar a visibilidade dos produtores da região, de acordo com a secretária de desenvolvimento econômico, turismo e inovação de Farroupilha, Regina Celia Ducati.
Você pode comprar os ingressos para o evento no site por R$ 40,00. Com o ingresso, você receberá uma taça do evento e três vouchers de 100 ml de espumante moscatel ou vinho moscatel para degustar de acordo com sua preferência.
Fotos: Divulgação Prefeitura Farroupilha
Leia mais sobre a Serra Gaúcha no blog:
Garibaldi comemora bons números
Bento apresenta o Natal nos Vinhedos