Muito além dos parques temáticos e museus presentes na região da Serra Gaúcha, encontra-se um roteiro que desafia o visitante a fazer uma pausa, aproveitar o ambiente e contemplar. É um projeto tão criativo e magnífico que foi convidado a participar de uma Bienal internacional na Espanha. Hoje, o Portal Rota Serra Gaúcha convida você a explorar um imenso e magnífico santuário de flores. Bem-vindos ao Matria Parque!
O parque
O Matria está localizado em São Francisco de Paula, distante cerca de 50 quilômetros de Gramado, considerada a região com a maior extensão de terras no Rio Grande do Sul. O Mátria Parque de Flores surgiu de um movimento que busca transformação e conexão com a essência da vida, para encontrar naturalidade e paz. O parque possui mais de 30 jardins diferentes e visa proporcionar uma experiência de contemplação. Foi inaugurado em 2021 e é considerado o maior das Américas nesse segmento.
Os jardins são como obras de arte em grande escala e estão conectados por caminhos de 8km, feitos para que as pessoas possam conviver ao ar livre de forma única. Além disso, há trilhas que levam os visitantes a conhecer a Mata com Araucária, uma das principais características do bioma Mata Atlântica.
O projeto selecionado
A arquitetura, nesse projeto, decidiu dar o devido destaque à natureza, fazendo com que as construções se tornassem verdadeiros complementos ao ambiente natural. É uma verdadeira celebração ao conjunto que compõe esse espaço, desde a topografia até os jardins que o embelezam. O território é tão delicado que suas pequenas elevações e descidas passam quase despercebidas ao caminhar, porém, a cada passo dado, uma nova paisagem se revela, encantando a todos que se aventuram por ali.
Todos esses detalhes fizeram com que fosse um dos poucos projetos brasileiros selecionados para a XII Bienal Internacional de Barcelona, na Espanha e que ocorre dos dias 24 a 28 de novembro de 2023, e nessa edição discute as mudanças climáticas mundiais e como o paisagismo pode criar soluções para transformar esse cenário.
Um lugar único
No parque, há uma coleção de 300 espécies diferentes de plantas. São 9 milhões de mudas de flores, sendo que o roseiral possui mais de 22 mil mudas de rosas, cujo material genético foi trazido da Alemanha. Além disso, há 12 mil árvores e um túnel de glicínias com 102m de comprimento, um dos maiores do mundo. Para a irrigação, foram instalados 20 km de equipamentos, todos automatizados.Entre as atracões estão ainda um charmoso restaurante, passeio de barco, uma loja de flores e muito mais.
Venha conhecer
Um lugar inesquecível não apenas para observar, mas que também te convida a refletir sobre a vida e suas fases que assim como as flores tem seus ciclos, cada tema escolhido foi cuidadosamente inspirado em memórias afetivas, nas artes e no fascinante mundo botânico.
Deixe-se levar pela nostalgia ao caminhar pelo Roseiral, onde as flores perfumadas despertarão memórias de infância tanto no empreendedor quanto nos visitantes. As linhas sinuosas do Jardim Suave, do Jardim Lilás e do Jardim Degrade são como pinceladas delicadas em uma grande tela, criando uma atmosfera de encantamento.
Em alguns jardins, a presença de plantas específicas é exaltada de forma magnífica. No Jardim das Magnólias, no Caminho das Cerejeiras e nos Jardins do Vento, plantas de estrutura forte e formas escultóricas, como as Agaves e Aloes, desafiam a imaginação e nos transportam para um mundo botânico único e surpreendente.
Venha explorar esses cenários mágicos, onde a natureza se mistura com as lembranças e a criatividade ganha vida. Os jardins são um convite para uma experiência sensorial inesquecível, onde cada planta conta uma história e cada caminho guarda segredos a serem descobertos.
Fotos: Divulgação Matria
Leia mais:
São Paulo lidera ranking de vendas
Parque da Varig será em Nova Petrópolis