O setor turístico no Estado foi fortemente impactado pelas enchentes no início do mês, levando o governador Eduardo Leite, o ministro do Turismo, Celso Sabino, e deputados gaúchos a se reunirem virtualmente nesta quarta-feira (22/5). O objetivo do encontro foi discutir medidas de apoio ao setor, que vem enfrentando uma redução significativa no número de visitantes. A presença do secretário estadual de Turismo em exercício, Luiz Fernando Rodriguez Júnior, também contribuiu para a articulação de ações em prol da recuperação do turismo no Estado.
"Estamos empenhados em resolver os problemas nas rodovias afetadas pela chuva e deslizamentos, além de assegurar que a Base Aérea de Canoas e o Aeroporto de Caxias do Sul estejam prontos para receber um grande fluxo de voos e passageiros", declarou Leite. Ele ressaltou a importância da manutenção dos empregos e da renda, por meio de iniciativas como o benefício emergencial, entre outras medidas prioritárias.
Sabino reforçou o pedido do governo para que os turistas não cancelem suas viagens ao Rio Grande do Sul, mas sim as adiem. Ele também ressaltou a liberação de R$ 100 milhões do Fungetur para a reconstrução da infraestrutura turística. O governador agradeceu a iniciativa, porém destacou a necessidade de mais recursos para o Estado.
A Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul, em busca de impulsionar o turismo no estado, estendeu um convite ao ministro Paulo Pimenta para uma reunião no Centro Administrativo de Contingência. O encontro contará com a presença do Trade e de diversas instituições, visando dar continuidade ao processo de recuperação do setor turístico no RS.
Créditos: Maurício Tonetto/Ministério Turismo