Roteiro turístico apresenta o legado dos boêmios em Nova Petrópolis, Imigração de famílias da Boêmia completa 150 anos!
A Boêmia, região da República Tcheca, é famosa pela cerveja. No século 19, quando pertencia ao Império Austro-Húngaro, imigrantes boêmios chegaram à serra gaúcha. O legado das famílias é apresentado em um roteiro turístico no interior de Nova Petrópolis.
Em Nova Petrópolis, boêmios se estabeleceram nas localidades de Linha Imperial, Linha Brasil, Linha Araripe e Nove Colônias, região que ficou conhecida como Distrito dos Boêmios. Eles também ocuparam lotes de terras em Gramado e Caxias do Sul.
Reformada, antiga estrebaria virou memorial da Pousada Verde Paraíso.
A maioria trabalhava em atividades rurais, mas também vieram ferreiros, sapateiros e outros profissionais. Proprietário de uma fábrica de cristais na Boêmia, o imigrante Eduard Jahnel, por exemplo, virou agricultor no Brasil. É uma história que se repetiu em outras famílias.
Jahnel e o filho mais velho, Heinrich, chegaram ao Brasil em 1878. A esposa, Maria Anna, e os três filhos mais novos ficaram na Boêmia, com a esperança de viajarem depois, o que nunca foi possível. Mãe e filho se corresponderam por cartas. O último texto, uma despedida de Maria Anna, já doente, está exposto no memorial da Pousada Verde Paraíso.
O Roteiro Alemães do Sul apresenta o Distrito dos Boêmios, no interior de Nova Petrópolis. Os visitantes percorrem um museu de família, um moinho e serraria e uma propriedade rural.
CAPA - Moinho e Serraria Hillebrand fica no interior de Nova Petrópolis - Mauro Stoffel / Divulgação
Crédito: GZH Leandro Staudt