Porto Alegre, além de ser a capital do Rio Grande do Sul, é um destino que abriga diversas opções de entretenimento, gastronomia, cultura e atividades ao ar livre. Recentemente o governo estadual realizou um leilão para concessão e revitalização de um de seus principais pontos turísticos: o Cais Mauá, e o Portal Rota Serra Gaúcha te conta mais detalhes.
A partir de agora, o consórcio Pulsa RS vencedor do leilão realizado no dia 06 de fevereiro, será responsável pela administração do local pelos próximos 30 anos, abrindo caminho para uma revitalização completa e a transformação do Cais em um polo de desenvolvimento sustentável para a cidade.
O projeto prevê investimentos de R$ 353,3 milhões, que serão direcionados para a recuperação e modernização do espaço. A revitalização pretende impulsionar o desenvolvimento econômico da região, com previsão de gerar 45 mil empregos durante a obra, e mais 4 mil após a finalização, além de oferecer 12 armazéns e 3 docas para empreendimentos.
A Secretaria de Parcerias e Concessões (Separ) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), são responsáveis pelo planejamento, que abrange uma área de 181,2 mil metros quadrados, estendendo-se desde a Usina do Gasômetro até a Estação Rodoviária. Durante os primeiros cinco anos de concessão, o foco será na restauração do patrimônio histórico, incluindo armazéns tombados e o pórtico central, bem como na revitalização das docas.
Tombado como patrimônio histórico nacional e municipal, o local já foi um dos principais portos do Brasil e hoje é um centro de atividades culturais e turísticas., e essa iniciativa traz boas perspectivas principalmente para os moradores.
Entre as principais atrações de Porto Alegre estão:
Mercado Público
Parque da Redenção
Museu de Arte Rio Grande do Sul
Fotos: Divulgação