Procissão dos Passos sempre emociona o público!
Momentos de fé e reflexão marcam a *Procissão dos Passos nesta Sexta-feira Santa, dia 18, dentro da programação da ChocoPáscoa Gramado – Gramado Aleluia. Com 400 pessoas entre elenco e comunidades católicas do município, o cortejo ao ar livre encena a via crucis de Jesus Cristo. Os fiéis percorrem, a partir das 20h, a avenida Borges de Medeiros, da rua Euzébio Balzaretti até a Igreja Matriz São Pedro.
O elenco de 45 atores gramadenses vai recontar com muita emoção a história da crucificação de Jesus. Com duas horas de duração, o espetáculo será dividido em 11 cenas. Serão cinco turíbulos (incensários) e oito carros alegóricos que retratam passagens bíblicas, como a Pregação de Jesus, a Tentação de Jesus, a Negação de Pedro, Pilatos, Açoite de Jesus, Jesus Crucificado, Pietá e Jesus Morto. Além dos artistas, a procissão reúne membros de 14 comunidades da Paróquia São Pedro. O cortejo também será acompanhado por 60 percussionistas da Banda da Escola Municipal Senador Salgado Filho.
A Procissão dos Passos é, sem dúvida alguma, o acontecimento mais significativo dentro da programação da Páscoa em Gramado. Emoção, lágrimas, comoção. Para algumas crianças é um evento forte, os pais devem acompanhar a reação dos pequenos e, se necessário, afastar-se.
A Avenida Borges de Medeiros em sua extenção, da Rua Euzébio Balzaretti até a Igreja Matriz São Pedro, fica tomada pelo público. É espetacular. O que mais me chama a atenção são as matracas que com seu timbre estalado, agudo e explosivo, explora sonoramente representar a penitência, sofrimento e dor infligida na crucificação de Messias. É “uma forma de expor Sua dor” sonoramente. Intercalados entre os toques das matracas, os cantos e cantorias trazem um tom de lamentação anunciando a morte de Cristo.
Saiba mais sobre o assunto:
*A Procissão dos Passos relembra os passos dados por Jesus até chegar no calvário, onde foi crucificado, relembrando o Horto das Oliveiras, a sua prisão, o flagelo, a coroação de espinhos, sua sentença, o encontro com Nossa Senhora e o Calvário.
Crédito: Tela Tomazeli - Fotos: Divulgação