Gramado, emociona na Paixão de Cristo

Gramado, emociona na Paixão de Cristo

Gramado 17/04/2025 0

Procissão dos Passos sempre emociona o público!

Momentos de fé e reflexão marcam a *Procissão dos Passos nesta Sexta-feira Santa, dia 18, dentro da programação da ChocoPáscoa Gramado – Gramado Aleluia. Com 400 pessoas entre elenco e comunidades católicas do município, o cortejo ao ar livre encena a via crucis de Jesus Cristo. Os fiéis percorrem, a partir das 20h, a avenida Borges de Medeiros, da rua Euzébio Balzaretti até a Igreja Matriz São Pedro.

O elenco de 45 atores gramadenses vai recontar com muita emoção a história da crucificação de Jesus. Com duas horas de duração, o espetáculo será dividido em 11 cenas. Serão cinco turíbulos (incensários) e oito carros alegóricos que retratam passagens bíblicas, como a Pregação de Jesus, a Tentação de Jesus, a Negação de Pedro, Pilatos, Açoite de Jesus, Jesus Crucificado, Pietá e Jesus Morto. Além dos artistas, a procissão reúne membros de 14 comunidades da Paróquia São Pedro. O cortejo também será acompanhado por 60 percussionistas da Banda da Escola Municipal Senador Salgado Filho.


A Procissão dos Passos é, sem dúvida alguma, o acontecimento mais significativo dentro da programação da Páscoa em Gramado. Emoção, lágrimas, comoção. Para algumas crianças é um evento forte, os pais devem acompanhar a reação dos pequenos e, se necessário, afastar-se.

A Avenida Borges de Medeiros em sua extenção, da Rua Euzébio Balzaretti até a Igreja Matriz São Pedro, fica tomada pelo público. É espetacular. O que mais me chama a atenção são as matracas que com seu timbre estalado, agudo e explosivo, explora sonoramente representar a penitência, sofrimento e dor infligida na crucificação de Messias. É “uma forma de expor Sua dor” sonoramente. Intercalados entre os toques das matracas, os cantos e cantorias trazem um tom de lamentação anunciando a morte de Cristo.

Saiba mais sobre o assunto:

*A Procissão dos Passos relembra os passos dados por Jesus até chegar no calvário, onde foi crucificado, relembrando o Horto das Oliveiras, a sua prisão, o flagelo, a coroação de espinhos, sua sentença, o encontro com Nossa Senhora e o Calvário.

Crédito: Tela Tomazeli - Fotos: Divulgação 

Foto do autor(a) Luis Sebastiani

Luis Sebastiani

Luis Alexandre, atua na Coordenação e Expansão Comercial do Projeto Portal de Viagem, abertura de mercado dos sites de venda de ingressos, além do desenvolvimento de pautas para Blog.

Também teve atuação por mais de 12 anos na Hotelaria da Serra Gaúcha onde desenvolveu habilidade de gerenciamento de equipes com foco da Hospitalidade.

Deixe seu comentário

Faça login para comentar a publicação.

Entre em Contato