Tannat aumenta a família de vinhos Premium da Garibaldi

Tannat aumenta a família de vinhos Premium da Garibaldi

Garibaldi 26/06/2024 0

Lançamento da Cooperativa Vinícola Garibaldi é elaborado com uvas de duas regiões vitícolas do Estado!

A casta de origem francesa que ficou famosa por sua excelente adaptação no terroir do Uruguai chega agora à mesa do brasileiro por meio da Cooperativa Vinícola Garibaldi. A marca está aumentando seu mix com o lançamento do Garibaldi VG Tannat, quarto vinho a fazer parte da família de produtos premium da casa.

O varietal que chega às gôndolas neste mês traz toda a intensidade que marca os vinhos elaborados a partir dessa variedade. Mas também revela como essa uva, cultivada em espaldeiras, encontrou nos terroirs da Serra e da Campanha Gaúcha ótimos ambientes para se desenvolver.

Esse é um dos motivos que levaram a Cooperativa Vinícola Garibaldi a escolher o Tannat para adicionar novidade no catálogo de vinhos da marca. "Observamos há um bom tempo a excelente adaptação que ela teve em diferentes terroirs aqui do Rio Grande do Sul, dando origem a um vinho que tem um bom potencial de guarda e taninos firmes", ressalta o enólogo da companhia, Ricardo Morari.

Apenas 21 mil garrafas foram elaboradas com as uvas oriundas das duas distintas regiões vitícolas gaúchas, o que adiciona uma dose de particularidade para o vinho. "Ele acaba sendo uma mescla dos dois terroirs", observa Morari. Como características, o vinho apresenta coloração rubi intensa, fruto da alta concentração de cor na casca da baga, e um perfil aromático com notas de especiarias, couro e madeira, onde estagiou por 10 meses em carvalho.

Em boca, se pronuncia um destaque, a boa maciez. O Tannat, como o nome sugere, é conhecido por ser um vinho com grande concentração de tanino, o que sugere longo tempo de amadurecimento. Não é o caso desse exemplar, que já está apto para o consumo. "O tanino está presente, mas é um tanino bem domado, não é agressivo", garante Morari.

A Cooperativa Vinícola Garibaldi indica para harmonização carnes vermelhas assadas, carnes de caça, massas e risotos mais encorpados, além de queijos maturados. Além do Tannat, a família Garibaldi VG de vinhos conta com os tintos Marselan e Ancelotta, além do branco Alvarinho. O Garibaldi VG Tannat tem preço sugerido de R$ 80,00 a garrafa no RS e de R$ 95,00 em outras regiões.

Crédito: Philogus

Foto do autor(a) Luis Sebastiani

Luis Sebastiani

Luis Alexandre Sebastiani, atua na Coordenação Comercial a 4 anos, alem de uma passagem sólida de mais de 12 anos na Hotelaria na deslumbrante região da Serra Gaúcha, no sul do Brasil. Sua paixão pela região e seu compromisso com o desenvolvimento do setor o tornaram uma figura proeminente na indústria.

No papel da Coordenação Comercial, Luis desempenhou um papel fundamental na expansão e no sucesso contínuo da empresa. Sua capacidade de estabelecer conexões com parceiros comerciais, sua visão estratégica e sua dedicação incansável fizeram dele um líder respeitado no setor.

Com sua vasta experiência e profundo conhecimento da Serra Gaúcha, Luis Sebastiani continua a ser uma figura influente e inspiradora no setor de turismo. Sua paixão pela região e seu compromisso com a excelência tornam-no um verdadeiro embaixador da Serra Gaúcha.

Deixe seu comentário

Faça login para comentar a publicação.

Entre em Contato