Após intervalo de seis anos, encenação de batalhas entre mouros e cristãos ocorrerá no próximo dia 4 de outubro na localidade de Cazuza Ferreira, De 1885, tradição das cavalhadas é retomada em São Francisco de Paula.
Uma tradição centenária voltará a pulsar na comunidade de Cazuza Ferreira, no interior de São Francisco de Paula: a Festa das Cavalhadas, que data de 1885 no local. Depois de um hiato de seis anos, a encenação será retomada no próximo dia 4 de outubro, a partir das 9h, com apoio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura - e um dia inteiro de festa.
Haverá 40 cavaleiros em cena, representando a luta entre mouros e cristãos. As "batalhas" serão animadas pela banda típica Real Madri.
O roteiro do espetáculo, que mistura teatro e equitação, inclui o rapto de Floripa, filha de um líder mouro. Na história, ela se apaixona por um soldado inimigo. Ao final, a vitória dos cristãos é celebrada na igreja, com o batizado de Floripa (será às 11h30min).
O evento terá sequência com almoço festivo (ingressos podem ser comprados na hora) e demonstrações de habilidade com os cavalos.
No final da tarde, os “guerreiros” se despedirão do público abanando lenços brancos em sinal de paz. À noite, a celebração será concluída com jantar típico no Salão Paroquial, apresentação do Grupo Carqueja e baile com os cavaleiros. A música será por conta d'Os Bertussi, um dos maiores conjuntos da tradição gaúcha.
Crédito: GZH JULIANA BUBLITZ - FOTO: CHARLES APPLIT