Acordo determina construção do aeroporto de Vila Oliva com recursos públicos antes de investimentos privados!
Mercado tem demonstrado interesse no novo terminal da Serra, mas eventuais parcerias serão firmadas somente após conclusão das obras com dinheiro da União. Discussões ressurgiram após fechamento do Salgado Filho, em Porto Alegre
O termo de compromisso firmado entre a prefeitura de Caxias do Sul e o governo federal para reservar R$ 200 milhões para a construção do aeroporto de Vila Oliva também impede que as obras ocorram com recursos privados.
O acordo foi firmado em 2019 e destinará os valores a partir do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac), destinado exclusivamente para investimentos no setor aéreo. A liberação do montante e a autorização para licitar as obras passam por avaliação da Casa Civil, já que o projeto depende de poucos ajustes para sair do papel.
" Nos últimos anos a movimentação de passageiros no Aeroporto Hugo Cantergiani chegou a aproximadamente 250.000 passageiros por ano. Segundo os primeiros resultados dos estudos de análise do Aeroporto da Serra Gaúcha em desenvolvimento pela Infra S.A., aproximadamente 10% dos passageiros que desembarcam no Aeroporto de Porto Alegre têm como destino Caxias do Sul e a região da Serra Gaúcha além do grande número de passageiros da serra que se desloca à região metropolitana para embarcar também no Aeroporto Salgado Filho. Dessa forma, o estudo aponta um grande potencial no sistema aeroportuário para os próximos 30 anos, estimando uma movimentação de mais de 2,0 milhões de passageiros ano até o ano de 2050".
Créditos: André Fiedler
Fonte dados Aeroporto: https://caxias.rs.gov.br/