O Portal Rota Serra Gaúcha apresenta o Geoparque Mundial da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul, um encanto em cada canto entre a serra e o mar.
Com cenários de beleza ímpar, te contaremos tudo sobre o território onde o passado é a base para construir um novo futuro, onde as pessoas abraçam a natureza e abraçam os que chegam.
O intuito do Geoparque é impulsionar o desenvolvimento econômico da região e gerar oportunidades de um futuro melhor para seus habitantes, por meio da valorização do patrimônio natural e cultural e do turismo sustentável.
Quem realizar o passeio nas rotas do Geoparque poderá prestigiar as atividades, produtos e empreendimentos que apoiam o desenvolvimento sustentável do nosso território.
O turismo é desdobrado em experiências de geoturismo, turismo rural, cultura, gastronomia, esportes e eventos.
Cânions, praias, dunas e cachoeiras estão entre o campo r a cidade. Dos museus às trilhas e ainda conectados com a educação e geoconservação o Geoparque trabalha pela conservação dos principais sítios geológicos da região, favorecendo o uso sustentável destes locais para fins como pesquisa científica.
O Consórcio Intermunicipal Caminhos dos Cânions do Sul – CICCS, sediado em Praia Grande/SC, foi estabelecido em abril de 2017 como uma pessoa jurídica de direito público, sem fins lucrativos, constituída sob a forma de associação pública. O CICCS possui independência decisória e goza de autonomia administrativa, orçamentária e financeira.
Com o objetivo de promover o desenvolvimento integrado e sustentável do território, atualmente sete municípios integram o consórcio: Cambará do Sul, Jacinto Machado, Mampituba, Morro Grande, Praia Grande, Timbé do Sul e Torres. Acesse o mapa turístico do destino.
Entre a serra e o mar, o turista conhecerá riquezas que enchem os olhos e experiências que ficam guardadas na memória.
Foto: Divulgação Geoparque Mundial da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul
Leia também outras matérias :
Urbia Parques oferece diversão nos cânions | Rota Serra Gaúcha (rotaserragaucha.com.br)
Vinícola Madre Terra investe em sustentabilidade | Rota Serra Gaúcha (rotaserragaucha.com.br)