A Serra Gaúcha é conhecida por sua tradição na produção de vinhos de alta qualidade. Com paisagens deslumbrantes e um clima favorável, a região oferece condições ideais para o cultivo de uvas e a produção de vinhos premiados. O Portal Rota Serra Gaúcha te convida a conhecer um lugar que tem como bases de produção a sustentabilidade e o respeito a terra.
A Vinícola Madre Terra está localizada em Flores da Cunha, a aproximadamente 145 km de Porto Alegre. Situada a uma altitude de 847 metros, tem como crença a utilização da agricultura regenerativa como forma de reduzir os danos ao meio ambiente. Essa prática é realizada com respeito ao terroir e à sociobiodiversidade.
A tradição ancestral é utilizada para afinar vinhos e espumantes de acordo com as fases da lua, reconhecendo a sua importância nos ciclos da natureza. A lua, como nosso relógio celestial, determina o ritmo dos nossos dias, dos ciclos naturais, das marés e das colheitas. As fases da lua são os marcadores ancestrais do tempo e suas influências.
A Madre Terra possui atualmente 3,7 hectares de vinhedos próprios, dos quais 1,5 hectare está em produção. Esses vinhedos cultivam diferentes tipos de uvas, como Cabernet Franc, Merlot, Teroldego, Pinot Noir, Marselan, Riesling, Chardonnay e Gewurztraminer. A produção controlada varia entre 6 e 8 mil quilos por hectare. Na Safra 2023, foram produzidos 25 mil litros de vinho, sendo 88% de vinhos de mesa, totalizando 29.300 garrafas, e 12% de espumantes, totalizando 4 mil garrafas. Algumas das uvas utilizadas foram fornecidas por produtores parceiros da Serra Gaúcha, da Campanha Gaúcha e da Serra do Sudeste.
O projeto de 45 hectares combina vinho e belas paisagens naturais. Existem pequenas áreas de produção de vinho, algumas já disponíveis para compra, e também experiências turísticas e gastronômicas autênticas, em um ambiente que muda a cada estação. A natureza é exibida em cenários que incluem vinhedos(link portal) em diferentes níveis, lagos, florestas e trilhas através da vegetação nativa. Ao longo de um ano de trabalho, foram investidos R$ 17 milhões, com previsão de mais R$ 12 milhões até 2026.