No 5º Fórum Mulher Empreendedora Gaúcha, empreendedorismo feminino impulsiona mudanças no Brasil
Consolidado mais uma vez como um importante espaço de reflexão, aprendizado e fortalecimento do empreendedorismo feminino, o Fórum Mulher Empreendedora Gaúcha (FMEG) reuniu, em sua quinta edição, personalidades transformadoras do estado e do país. Com o tema "Conectando talentos e inspirando o protagonismo feminino", contou com a presença de quase 35 painelistas que compartilharam suas histórias de superação e aprendizados valiosos. Realizado em 28 de novembro de 2024, o FMEG teve como principal objetivo inspirar, conectar e capacitar mulheres que buscam se destacar como empreendedoras e líderes.
A programação teve painéis enriquecedores e um valioso momento de networking, proporcionando um ambiente acolhedor e repleto de oportunidades para o crescimento pessoal e profissional. Tânia Cruz Costa, fundadora e presidente do FMEG, destacou a importância do movimento, criado para promover um ambiente inclusivo e oferecer novas oportunidades para mulheres de todas as idades e áreas de atuação. "Em um ano desafiador como o de 2024, com os impactos das cheias de maio afetando diretamente muitos negócios, nosso objetivo foi ajudar as empreendedoras em todas as etapas do processo, oferecendo capacitação, recursos e acolhimento", afirmou Tânia. A realização do evento em novembro, mês dedicado ao empreendedorismo feminino no Rio Grande do Sul, reforçou ainda mais o fortalecimento de um movimento que visa apoiar e impulsionar as mulheres nos negócios.
Durante o evento, Mariana Melara Reis, procuradora do Município, representando o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, compartilhou suas reflexões sobre os desafios enfrentados pelas mulheres empreendedoras. Ela falou sobre a grande tragédia climática que afetou o Rio Grande do Sul e destacou o papel das mulheres no enfrentamento da crise. "Nós, mulheres empreendedoras, enfrentamos inúmeros desafios, pois a política também é uma forma de empreendedorismo", disse Mariana. "Este ano foi particularmente difícil, com as cheias de maio e os deslizamentos de terra, que deixaram duas mil pessoas desabrigadas em Gramado. O prefeito Nestor Tissot criou um gabinete de crise, e eu, junto com a secretária Cristiane Bandeira, coordenei essa ação. Isso é um exemplo claro de protagonismo feminino em tempos de crise", refletiu.
Mariana também abordou as dificuldades enfrentadas pelas mulheres no ambiente profissional, utilizando a metáfora de uma corrida, onde as mulheres enfrentam obstáculos como a família e as responsabilidades domésticas, enquanto os homens têm uma linha reta à frente. "Mesmo com todas essas barreiras, conseguimos empreender, vencer e abrir portas para outras mulheres", afirmou. Ela também destacou a importância do movimento internacional dos 21 dias de ativismo contra a violência de gênero e a necessidade de fortalecer a presença feminina na política. "Em 2022, tivemos um avanço ao eleger 18% de mulheres para a Assembleia Legislativa, e em 2024, elegemos 18% das vereadoras no Brasil, mas ainda temos que lutar pela paridade de gênero", ressaltou.
Incentivos para elas:
Em coro a essas colocações, Izabel Matte, secretária de Obras Públicas do RS e representante do Governo do Estado, também esteve presente e reforçou a ideia de que, apesar dos avanços, ainda há muito a ser feito. "Existem espaços importantes que precisamos ocupar e ainda temos que mostrar o valor da mulher, seu posicionamento e a necessidade de sua evolução e crescimento", destacou Izabel. Ela enfatizou a importância de políticas públicas que garantam o direito das mulheres de ter controle sobre suas próprias vidas, decidindo onde querem estar e o que querem fazer. "Uma mulher empreendedora torna a sociedade mais forte e mais evoluída", disse Izabel, reforçando o poder transformador do empreendedorismo feminino.
Legenda: Fórum Mulher Empreendedora Gaúcha teve quinta edição em Gramado
Crédito: Bety Sulzbach / Viviane Somacal - Exata Comunicação e Eventos